Circular Nº 110

Reuniões de Ensinamentos e Atendimento da Obra da Piedade

Retomada

Publicada em 30 de agosto de 2021

ANCIÃES, DIÁCONOS, COOPERADORES DO OFÍCIO MINISTERIAL E IRMÃS DA OBRA DA PIEDADE

REUNIÕES DE ENSINAMENTOS E ATENDIMENTOS DA OBRA DA PIEDADE

 

A Paz de Deus. Amém.

Foi deliberado pelos irmãos Representantes do Conselho de Anciães Mais Antigos do Brasil a retomada das reuniões de ensinamentos e atendimentos da Obra da Piedade.

Deverão ser observados os cuidados conforme abaixo relacionados:

  • Poderão participar todos os irmãos Diáconos, e as irmãs da Obra da Piedade, desde que estejam gozando de plena saúde;
  • Não poderão participar aqueles que, independentemente da idade, tenham quaisquer comorbidades, ou seja, doenças como cardiopatias, pneumopatias, doenças neurológicas, doenças renais, doenças hepáticas, doenças do câncer, hipertensão, diabetes, entre outras;
  • Não poderão participar também aqueles que tiveram contato com alguém infectado com o Covid-19 ou com suspeita nos últimos 15 dias.

Acrescentamos que devem comparecer somente as irmãs das Casas de Orações que tiverem casos a serem apresentados e, convém repetir: a participação não é obrigatória, mas, voluntária.

Outrossim, caso haja alguma resistência ou aconselhamento por parte das respectivas famílias acerca de evitarem a participação das reuniões, os irmãos Diáconos e as irmãs da Obra da Piedade devem acatar a opinião dos familiares.

Recomendamos que, até a normalização da situação de pandemia, as Reuniões de Atendimento da Obra da Piedade sejam realizadas em locais amplos e arejados, preferencialmente no salão onde são realizados os cultos, respeitando-se a obrigatoriedade do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização das mãos.

Além disso, a capacidade dos prédios para a acomodação segura da Irmandade e as demais normas estabelecidas pelos decretos de cada município, deverão ser levadas em consideração.

Nas cidades em que o surto de contaminação da Covid-19 estiver em situação de alerta, os irmãos do ministério devem avaliar a situação mais atentamente, convocando um número menor de irmãos para a participar das reuniões. Todavia, os irmãos Diáconos na comunhão com os irmãos Anciães de cada localidade, perante a situação municipal no enfrentamento a pandemia, possuem a liberdade de deliberarem, sobre a retomada ou não das irmãs por um certo período, ficando registrado em Ata.

Visitas nas residências e compras

Temporariamente, as irmãs da Obra da Piedade não devem fazer as visitas regulares nem as compras para o atendimento, a não ser em caso de emergência.

Ressaltamos que essas orientações têm como objetivo a preservação da saúde de nossos irmãos e irmãs.

Reiteramos os cuidados preventivos para contenção dessa pandemia em nosso país, conforme orientações de nossas autoridades sanitárias, como também, constante em nosso site:

https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/circular

 

A qualquer tempo, novas deliberações poderão ser tomadas pelo Conselho dos Anciães mais Antigos do Brasil.

 

Vossos irmãos em Cristo,

Representantes do Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil

Representantes do Conselho dos Diáconos