Fundamento da fé e simplicidade da igreja
Reunião de Aconselhamento Ministerial (RAM)
Publicada em 29 de outubro de 2023
Cara Irmandade,
A paz de Deus.
Considerando o momento difícil que há no mundo, pela evolução do pecado e suas manifestações, apresentamos à nossa irmandade conselhos à luz da palavra de Deus para que não venham a naufragar na fé pela manifestação falsa de que maior conhecimento literário é o caminho para sua salvação, buscando maior liberdade para servir a Deus, sem perceberem que estão se afastando da simplicidade que havia em Cristo e Seus apóstolos. A crença de que unicamente o conhecimento bíblico salva é equivocada; a fé é o que leva o homem a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor.
O povo de Deus sempre foi exortado a ter uma vida simples, voltado à busca constante da consagração e santificação, cujo objetivo é alcançar a estatura de varão perfeito. Isso tem sido ao longo dos anos a nossa firmeza na fé e na graça, pela manifestação do operar de Deus através dos dons do Espírito Santo que em nós se manifestam, que são sinais de Sua evidência.
Assim, procurando levar ao conhecimento de nossa irmandade e ministério conselhos para maior firmeza dos fundamentos alcançados pela fé, exortamos a irmandade para que tenha prudência contra as heresias doutrinárias manifestas em nossos dias, as quais deturpam a fé dos fiéis. O apóstolo Paulo exortava a Timóteo dizendo:
“Conjuro-te pois diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2Tim. 4:1 a 4)
E o mesmo apóstolo falava, ainda, com Timóteo para que exortasse o povo para:
“Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis. Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém. ” (1Tim 6:18 a 21)
Portanto, cumprindo o dever de sentinelas – e em tempo – aconselhamos à nossa irmandade e ministério, sem nenhuma omissão, a que prudentemente se afastem dos que, se dizendo irmãos, manifestam e impõem mudanças nos usos e costumes que há no povo que caminha na simplicidade, com o objetivo de afastá-los dos retos caminhos do Senhor.
A Graça do Senhor Jesus seja convosco.
Vossos irmãos em Cristo,
Conselho da Presidência dos Anciães Mais Antigos do Brasil