Circulares
Circular Nº 49
Cultos online
Esclarecimentos à Irmandade

Publicada em 23 de maio de 2020

São Paulo, 23 de maio de 2020 – 19:30 horas

 

ESCLARECIMENTOS À IRMANDADE

CULTOS ONLINE

 

 

SITE PRÓPRIO – MURAL DE COMUNICADOS – EQUIPE TÉCNICA

Os assuntos que são necessários comunicar à irmandade, o fazemos através do nosso site www.congregacaocristanobrasil.org.br. Não é necessário que nossa irmandade crie informativos a respeito de cultos, reuniões e outros serviços, bem como publicações pertinentes.  Temos uma equipe técnica de voluntários que se ocupam, continuadamente, em apresentar e preservar a boa imagem da Congregação Cristã no Brasil.

 

MELHORIAS NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Nossa equipe responsável pela transmissão dos cultos e serviços estão atentas em todo o transcorrer do mesmo e, após a finalização, analisam criteriosamente o conteúdo dos nossos arquivos.  O que precisa ser alterado ou implantado, será feito no tempo oportuno.

 

PRESENÇA NOS CULTOS ONLINE

A participação presencial nos cultos online não resulta de méritos ou distinção, mas sim, a necessidade de acompanhar o irmão Ancião que o preside.  Aqui vem com o compromisso de permanecer na comunhão com Deus e louvá-Lo em todo o tempo.  É exigido dos participantes não filmar, fotografar ou gravar os santos serviços de culto, bem como o ambiente onde são realizados.

 

CUIDADOS NOS CULTOS ONLINE

São pouquíssimos os irmãos e irmãs que aqui podem estar considerando-se a obediência que devemos às recomendações das autoridades sanitárias.  Temos o mínimo de pessoas necessárias para a realização do culto, tais como Anciães, Diáconos, pequena orquestra de cordas (instrumentos de sopro dispersam gotículas de saliva no ambiente) para auxiliar o canto dos demais irmãos e irmãs, algumas irmãs organistas que se revezam no órgão e completam a parte do canto. Além desses, nossos irmãos da parte técnica e segurança.

 

PRINTS E POSTAGENS

Reiteramos que posts e prints contendo citações bíblicas ou trechos da Santa Palavra e fotos de nossos irmãos Anciães não são postados por nós e não aceitamos que o façam. São coisas santas que devem ser preservadas dentro do coração. Pedimos que não divulguem ou compartilhem tais mensagens.

 

PONTOS DE DOUTRINA

Na contracapa do nosso Hinário, temos a descrição dos 12 Pontos de Fé e Doutrina que uma vez foi dada aos Santos.  Neles estão contidos, resumidamente o fundamento da doutrina Cristã.  

 

INÍCIO E ENCERRAMENTO DOS CULTOS A DEUS

Por uma questão de honra e respeito, ao iniciar e ao findar o santo culto, levantamo-nos quando o irmão que o atende fala “Deus Seja Louvado”, e de pé, respondemos “Amém”, assim permanecendo até o término do primeiro hino.  Da mesma maneira, no término do culto, ao levantarmo-nos da oração, permanecemos de pé até o término do hino e, também, quando despede a irmandade.

 

BATISMOS

Conforme orientação nos itens 6 e 9 dos Pontos de Doutrina e Fé que uma vez foi dada aos Santos, quem sentir-se chamado por Deus, tem o direito de pedir batismo, respeitando o momento de restrições que atravessamos. É importante procurar os irmãos Anciães ou Cooperadores da localidade que congrega ou próximo de sua residência.

 

SERVIÇOS DIVINOS NOS FUNERAIS

Quando há autorização do serviço funerário e possibilidades para tanto, poderão ser realizados, resumidamente e obedecendo as recomendações das autoridades sanitárias. Caso contrário, ficamos em paz e oramos pela família enlutada.

 

PEDIDOS DE ORAÇÃO E CHAMAMENTO DE HINOS NOS CULTOS ONLINE

Os pedidos de oração podem ser feitos através de nosso site com indicação própria da necessidade a ser apresentada.  Com esse procedimento estaremos seguros de que o pedido será procedido de forma correta.  Quanto aos hinos, serão chamados presencialmente, pelos frequentadores dos cultos.

 

ORAÇÕES DURANTE O CULTO

Nos nossos cultos as orações são, inicialmente, a que fazemos, solitariamente, ao chegarmos na igreja, apresentando-nos a Deus. Durante o santo culto temos duas orações, a primeira onde são apresentadas as necessidades da Igreja e rogamos a Sua Palavra. Ao término, temos a oração de agradecimento, onde apresentamos nossa gratidão a Deus. Em caráter de exceção, por cuidados do momento, a oração inicial é feita pelo Ancião que preside. Para a oração de agradecimento, convida-se um Ancião presente para subir ao púlpito e proceder a oração, de maneira que quem participa do culto remotamente possa ver quem o faz.

 

NOME E LOCALIDADE DOS IRMÃOS

Não há necessidade de indicar o nome do irmão que atende o culto ou exorta a Palavra. Alegramo-nos com a presença de Deus que em nós se manifesta.

 

ANCIÃES QUE ATENDEM OS CULTOS

Atualmente a Congregação Cristã no Brasil conta com aproximadamente 4.300 Anciães e 20.300 Cooperadores do Ofício Ministerial, além de outras dezenas de milhares de Cooperadores de Jovens e Menores, responsáveis pelo atendimento das Reuniões de Jovens e Menores. Com certeza, todos estamos desejosos de ver os irmãos do Ministério da nossa comum congregação no atendimento dos cultos e ou Reuniões de Jovens e Menores. Todavia, considerando-se a dificuldade de assim proceder, deliberou-se que a responsabilidade dos atendimentos dos cultos online esteja sobre os irmãos Anciães que presidem o Conselho Ministerial.

 

TESTEMUNHOS

Considerando-se a necessidade de orientar e aconselhar, não só domésticos da fé como também aqueles que participam pelas primeiras vezes dos nossos cultos, e ainda lembrando de irmãos que tem conexões de internet com tempo limitado, em caráter de exceção, não haverá liberdade para os testemunhos.

 

ARQUIVOS DOS SANTOS CULTOS TRANSMITIDOS

Considerando-se a necessidade da irmandade, que tem dificuldades de acesso, os cultos transmitidos serão arquivados, integralmente, em nossos arquivos do Vimeo (acesso pelo site da CCB).  No canal do Youtube serão disponibilizados arquivos, separadamente, dos conselhos apresentados, se for o caso, e da Palavra exortada naquele culto.

 

QUALIDADE MUSICAL - MÚSICOS E ORGANISTAS

Considerando-se a necessidade do cumprimento das normas de isolamento/afastamento social, respeitamos as limitações técnicas e ambientais a que estamos sujeitos.  A melhor qualidade é buscada a todo momento, todavia, nem sempre podemos alcançá-la, por diversos fatores.  Contamos com a compreensão de todos, pois, o caráter da orquestra nesta situação que passamos, é o simples propósito de auxiliar a irmandade no canto dos hinos de súplicas e louvores a Deus.

 

E-MAILS – CORRESPONDÊNCIAS - PROPOSTAS

Contamos com a boa compreensão da cara irmandade no tocante ao envio de e-mails com sugestões para adequação de nosso site, na formatação dos cultos online e outros pareceres e sugestões. O momento é de enfrentamento e temos demanda de atendimento para boa parte da irmandade, realmente, necessitada. Considere bastante aquilo que será remetido e, se for o caso, deixe para quando tudo isso terminar.

 

Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil

 

Secretaria  -  Comissão de Comunicação - Gestão de Transmissão

 

Esclarecimentos em PDF