DAMIG

Departamento de Acolhimento ao Imigrante

1. INTRODUÇÃO

O DAMIG foi criado para esclarecer sobre os encontros promovidos na Congregação Cristã no Brasil com imigrantes, um espaço para diálogo espiritual baseado na Bíblia, para acolhimento ao estrangeiro, com a finalidade de prestar apoio espiritual e propagar o evangelho àqueles que chegam de outras nações na nação brasileira, "Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;" (Ezeq. 3:5).

As reuniões têm como propósito apoiar o processo de evangelização, acolhendo os que desejam ouvir a Palavra de Deus e orientando-os sobre como colocá-la em prática para alcançar a salvação eterna, sempre preservando a fé, a comunhão e o amor fraternal que caracterizam a Obra de Deus.

2. OBJETIVOS

Cada reunião será conduzida em conformidade com os princípios bíblicos e doutrinários da Congregação Cristã no Brasil, pautada por simplicidade, temor a Deus e dedicação voluntária, procurando sempre oferecer:

  • Orientação espiritual por meio da luz da palavra de Deus;
  • Acolhimento fraternal, para que ninguém se sinta só em terra estrangeira;
  • Apresentação da Palavra de Deus de forma clara, respeitosa e baseada nas Escrituras Sagradas;
  • Orientações sobre a Doutrina de Jesus Cristo e do modo de viver cristão;
  • Apresentação dos fundamentos da fé cristã e as bênçãos da salvação em Cristo, tanto para esta vida quanto para a eternidade;
  • Determinação de um tempo nos encontros para esclarecer sobre a presença da Obra de Deus nos diversos países;
  • Fortalecimento da união entre os imigrantes e os Servos de Deus brasileiros, como exemplo de fraternidade e fé inspirados em Nosso Senhor Jesus Cristo.

3. ESTRATÉGIAS PROPOSTAS

Os Anciães Regionais identificam localidades com maior concentração de estrangeiros imigrantes para estabelecer aproximação, visitas também com as irmãs, suas esposas e, se possível, também jovens, de modo a aproximar das famílias como um todo.

O conteúdo dos encontros segue o acolhimento pautado em ensinamentos da Congregação Cristã no Brasil, garantindo unidade doutrinária em todas as localidades. É incentivada a união e a comunhão entre os povos cristãos como forma de fortalecimento espiritual e bom testemunho.

4. ATENDENTES DAS REUNIÕES

Entende-se a necessidade de aproximação, por meio de visitas, das famílias de nossos irmãos às comunidades onde residem grupos de imigrantes.

Os encontros são conduzidos por Anciães, normalmente acompanhados de conservos, responsáveis pelos atendimentos dessas reuniões de acolhimento e evangelização aos imigrantes, falantes de alguma língua estrangeira, principalmente espanhol e francês, por serem os idiomas falados por uma parte de estrangeiros que buscam refúgio em terras brasileiras, sem desconsiderar que há em terras brasileiras colônias de estrangeiros de todas as partes do mundo.

Esses irmãos possuem preparo para lidar com pessoas que enfrentam o desafio da distância de sua cultura, ausência de familiares próximos e amigos queridos que deixaram para trás, bem como, em alguns casos, vivem em situações precárias de subsistência, casos em que esses servos tratam com discernimento espiritual sobre o verdadeiro sentido dos encontros para a salvação eterna, preservando a fé, a comunhão e o amor fraternal que caracterizam a Obra de Deus.

A atuação desses Anciães é sempre orientada e acompanhada pelas Reuniões Regionais Ministeriais.

5. FORMATO DAS REUNIÕES

5.1. Local de Realização

As reuniões de acolhimento ao imigrante acontecem, preferencialmente, nas Casas de Oração, por serem ambientes mais adequados. No entanto, com aprovação do Ministério local, também podem ser realizadas em outros espaços apropriados. O dia e o horário escolhidos, normalmente, não coincidem com Cultos, mas em atendimento à realidade, consideradas as necessidades do grupo participante.

5.2. Abertura com Hino e Oração

As reuniões são conduzidas com a direção do Espírito Santo, promovendo harmonia e acolhimento espiritual. A abertura é feita com reverência, iniciando com um hino do hinário oficial e uma oração feita por quem estiver atendendo.

Quando tratada de uma comunidade de um mesmo país ou região, a condução, bem como os hinos, é feita no idioma do grupo atendido.

5.3. Exposição da Palavra Revelada

A Palavra é exposta com cuidado, mantendo a pregação fiel ao texto e ao contexto bíblico, sem exageros.

5.4. Participação de Testemunhos

Havendo mais irmãos do ministério e/ou familiares de bom testemunho, haverá oportunidade para serem contadas obras, prodígios e milagres, que visem a fundamentação da fé em Cristo Jesus, sempre guiados por Deus.

5.5. Conselhos e Dúvidas

É possível reservar um tempo para esclarecimentos sobre como funciona a obra de Deus, alguns pontos de doutrina e informações sobre a obra de Deus nos países de onde os participantes vêm.

O propósito maior é incentivar os imigrantes a viverem de forma cristã, permanecendo firmes na fé e protegidos.

5.6. Encerramento

O encontro termina dentro de 60 minutos, seguido de oração de agradecimento a Deus.

6. ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

Para facilitar a organização e a comunicação com os participantes dos encontros, são usados grupos de WhatsApp ou similares, sob supervisão dos administradores moderadores.

7. QUEM PODE PARTICIPAR

Os encontros são voltados a imigrantes, para ajudá-los a sobreviver em terra estranha. A participação é aberta a todos, respeitada a reverência do encontro. O Senhor ensina a "amar o estrangeiro" (Deut. 10:19) e, por isso, essa responsabilidade traz alegria e humildade.

8. ENCAMINHAMENTOS FINAIS E PRÓXIMOS ENCONTROS

É definida uma agenda de encontros, com datas divulgadas ao final de cada reunião e nos grupos de comunicação, garantindo previsibilidade, engajamento e planejamento do Ministério. Ainda assim, também será orientado o grupo assistido a frequentar os cultos oficiais.